GRAFFITI: A CENA URBANA

terça-feira, 1 de setembro de 2009

O primeiro registro gráfico antes da língua falada, é sem dúvida o graffiti. Os nossos ancestrais foram os primeiros "graffiteiros" a se comunicarem através de paredões rochosos nas cavernas. Os temas eram variados, mas, em sua maioria, estavam ligados à natureza e à percepção do homem primitivo do seu próprio mundo. Utilizavam tintas primitivas e tinham a necessidade de se expressarem em grupos. A palavra graffiti vem do termo graffito (por sua vez, uma derivação da palavra latina), que significa escrever em carvão. O graffiti é um grande veículo de comunicação e expressão que está muito presente nas periferias, ou seja, onde brotam várias manifestações artísticas.
Há grandes números de graffiteiros nas cidades, cada um com seu estilo próprio e filosofia de vida. A maioria teve contato com a pichação, onde definem o graffiti como pichação evoluída. A sua prática nas grandes cidades americanas é fenômeno relativamente recente e, desde o início encontrou oposição por parte de muitos segmentos da sociedade. Em Nova York, por exemplo, o graffiti nasceu como modo irreverente de se imortalizar o próprio nome em muros, becos, viadutos e trens, que são suportes.
O movimento Hip Hop surgiu no Brasil em 78, na cidade de São Paulo. Ele é formado por 4 elementos: Graffiti, Break, rap e DJ. Nascido nos guetos norte americanos e também na Jamaica. Cultura de rua que está espalhada nomundo, que nasce nas periferias e serve como inclusão social através de escolas, associação de bairros, Ong´s e partidos políticos.
Existem vertentes com a cultura do graffiti que tem a influência do Pop Art, que é conceito do que nasceu nos anos 70. Logo após, veio o movimentoHip Hop, no final de 1970. O graffiti assumiu um caráter meio marginal. É natural que tenha sido utilizado como uma importante ferramenta dos ativistas políticos da década de 70, época da ditadura, com a frase: "Abaixo a ditadura!".
O graffiti do século XXI tem um outro olhar. Hoje, mais aceito no meio social, a arte dos spray´s sobreviveu, e sua prática é hoje disseminada em diversas partes do mundo, com objetivos diversos. Há grandes empreendimentos da utilização da linguagem do graffiti no mercado, empresas como a Coca-cola, Skol, Ice Kiss, Nestlé e outras vêm adotando está cultura nos produtos. Existem várias escolas, Ong´s e instituições públicas e privadas incentivando a cultura de rua, como inclusão social, contribuição da estética urbana e a valorização da manifestação artística popular.
Por mais que a cultura do graffiti esteja sendo aceitano mercado e no meio social, esta linguagem jamais perderá a sua identidade de protesto e de manifestação artística, que nasceu nas ruas dos grandes centros urbanos e faz parte da cultura milenar.
graffiti - Anarquia
..............por Mister Bod

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